quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Super acelerador de partículas

Bem, todo mundo está sabendo do famoso acelerador de partículas. Mas algumas coisas não são bem assim. Leia o texto a seguir e saiba mais:

O super acelerador de partículas se chama LHC, sigla em inglês, que traduzida para português fica GCH (Grande Colisor de Hádrons). Ele é subterrâneo, e fica na fronteira da França e da Suíça. Na verdade, a meta não é recriar o Big Bang, e sim as condições pouco depois dele. Ora, se fôssemos recriar o Big Bang, ia explodir todo o Universo!
O GCH é um grande anel, de 27 km de diâmetro, e é dividido em 8 partes. Os primeiros testes consistiram em lançar as partículas e fazer elas passarem por algumas delas. Quando o GCH estiver na potência máxima, as partículas não vão chegar a velocidade da luz, mas a uma velocidade próxima. Acontece que, para ser feito o primeiro teste, todas as peças tiveram de ser esfriadas a -271° graus celsius, processo que levou 1 ano e meio. Alguns cientistas dizem que, quando o equipamento for esquentado, poderá funcionar quente. Mas há os que dizem que o aparelho deverá ser esfriado para cada atividade. Só que recentemente, houve um grande acidente: um vazamento monumental de gás hélio, o que interrompeu os testes. A restauração vai demorar um pouco, e, na melhor das hipóteses, o aparelho ficará pronto daqui a uns 3 meses. Uma jornalista especializada em ciência até criou um rap em inglês sobre o GCH. Algumas pessoas na Índia acham com certeza que o mundo vai acabar. Uma indiana de 17 anos se suicidou tomando comprimidos de sulfamida, e algumas pessoas estão fazendo coisas absurdas porque acham que o mundo vai acabar logo logo.
Mas, será que o GCH pode, realmente, levar ao fim do mundo?
Bem, a única forma do GCH poder provocar o fim do mundo é criando um buraco negro poderoso, que é a afirmação de alguns físicos. Porém, a maioria dos físicos discorda e dizem o seguinte: se o GCH criar um buraco negro ( o que é bem improvável) ele será minúsculo, e seu campo gravitacional será tão pequeno que não conseguirá sugar nem uma pulga e se deslocará muito rapidamente em direção ao espaço. Mas, se ele conseguir sugar muitas partículas, sua velocidade vai diminuir, e ele vai ficar na Terra. Só que ele vai ir para o centro da Terra atraído pela gravidade do nosso planeta, mas vai permanecer ali, inofensivo.

Um comentário: