sábado, 18 de outubro de 2008

Mentos e Coca-Cola light

Interrompo a série de postagens sobre as 7 maravilhas para falar um pouco sobre o boato do mentos e coca-cola, que, dizem que explode o estômago, libera substâncias venenosas etc. Saiba mais:

Há vídeos no "You Tube" que mostram a pet de coca-cola com uma embalagem de mentos. Acontece uma "jorrada" de coca-cola sim, mas nada de muito perigoso. O que acontece é o seguinte: Todos sabem que os refrigerantes possuem CO2. Ele está dissolvido em equilíbrio, sob pressão, pronto para sair. O mentos possui bastante gás CO2. Isso mesmo, o mentos possui muito gás de refrigerante, talvez mais do que tem um copo de coca. Isso faz uma reação Física e não química, o que desmente a suposta criação de um veneno chamado Ta9V4. Lembre se do pódio da fórmula 1. Os ganhadores chacoalham a garrafa de espumante que jorra na platéia. É o que acontece com a coca, mas o mentos faz o trabalho de chacoalhar e inclinar para jorrar. É uma coisa ridiculamente simples, e as pessoas estão achando isso uma coisa fenomenal, sem razão. A força desse gás não chega nem aos pés de uma força capaz de causar uma explosão. O máximo que pode acontecer com você é estufar a sua barriga. Ah, quer ganhar uma bufunfa fácil? Reúna amigos que crêem neste boato, aposte dinheiro e tome mentos com coca-cola, não vai acontecer grandes coisas! Bem se ainda duvida, faça as experiências:

1- Devagar, coloque 50ml de coca light em um copo e despeje um mentos. A liberação de gás será grande mas não maior da que ocorrerá se você agitar ou introduzir arroz. Repita isso com coca normal, que não tem Acessulfame K, substância que supostamente cria o "veneno" Ta9V4, adicionando água gaseficada. Verá que a abundância de gás vai ser análoga. Isso desmente o "veneno" Ta9V4.

2-Coloque 3 pastilhas de mentos em coca-cola normal, agite 2 ou 3 minutos para dissolver bem e passe a solução para um copo já com 50ml de coca-cola light. O gás será mínimo. Como as reações químicas são imediatas, ainda mais em estado líquido, isso desmente a suposta química fatal.

Não papem tudo que vêem na internet.

Nenhum comentário: