terça-feira, 21 de outubro de 2008

Petra

Petra (do grego petrus=pedra) é um enorme e importante enclave arqueológico localizado na Jordânia. Petra é toda feita de pedra, de fato.

História

No início, o lugar onde hoje é Petra era a cidade de Edom, habitada pelos edomitas. Depois, o território foi conquistado e anexado ao enorme Império Persa. Depois, os nabateus conquistaram Edom e construíram Petra, não se sabe ao certo porque. Depois, Petra foi conquistada pelo General Pompeu, do Império Romano. Mas Pompeu deu semi-independência, e os nabateus só precisavam pagar impostos e defender as fronteiras dos nômades desérticos. Porém, o sucessor de Pompeu, Trajano, acabou com isso e deu a Petra como província do Império Romano. Depois, o sucessor de Trajano, Adriano, rebatizou Petra em sua homenagem: Hadriana Petrae. O Império Bizantino chegou e conquistou Petra, mas como fez Pompeu: semi-independência. Neste período, houve dois grandes terremotos, que praticamente destruíram Petra.
Depois, os povos locais descobriram as ruínas, na Idade Média, e chamaram o europeu Johann Ludwig Burckhardt, especializado neste assunto. Porém o estudo científico formal foi de Ernst Brünnow e Alfred von Domaszewski.

Curiosidades:

- O cenário do filme "Indiana Jones e a Última Cruzada" é Petra. O interior não corresponde, mas foi construído um estúdio dentro de Petra!
- As estatuetas de Petra já ganharam muitos grandes troféis de artes.
- Os Nabateus possuíam habilidade em hidráulica, tem mais de 4000 canos em Petra!

Nenhum comentário: