quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Coliseu (de Roma)

O Coliseu, ou Anfiteatro Flaviano é um grande anfiteatro que foi usado até o século VI d.C.. Nele podiam ficar até 50 000 pessoas. Depois de usado como anfiteatro, foi usado para habitação, oficina, forte, sede de religiões, templo cristão e até pedreira! Infelizmente, na época em que era anfiteatro, alguns espetáculos eram batalhas de gladiadores até a morte ou matança de animais vindos da África. Porém desde 404 d.C. as batalhas de gladiadores com mortes humanas foram proibidas. Quem iniciou a construção do Coliseu foi Vespasiano, mas a obra acabou oficialmente com o anúncio de Domiciano, seu filho. A construção durou de 8 a 10 anos.

Curiosidades:

- O nome arena vem da arena do Coliseu, o nome dado foi esse porque arena é areia em italiano, e se jogava areia no palco para corrigir as imperfeições da madeira.
- A inauguração oficial, feita por Tito, foi 3 anos antes da conclusão da construção.
- Foi feito um quarto andar, para aumentar a capacidade de 50 000 para 90 000, mas o andar não deu muito certo e acabou desabando poucas semanas depois.
- O Coliseu é feito basicamente de mármore, pedra travertina, tufo e ladrilho.
- A expressão pódio vem do Coliseu; as cadeiras dos aristocratas se chamavam podium.
- Houve um grande terremoto ainda na Roma antiga que danificou muito o Coliseu. O governo começou a reconstrução, mas o governo seguinte a interrompeu e os materiais ainda foram saqueados para a construção de novas edificações.

Nenhum comentário: