domingo, 28 de setembro de 2008

Lendas do Nascimento da Terra(continuação)

Agora a lenda egípcia sobre o nascimento da Terra:

Segundo a estória egípcia, a criação começou com o nascimento do deus Amon-Rá, a partir de uma flor de lótus que desabrochava na superfície do oceano primordial. Amon-Rá tinha três filhos: uma moça de nome Nut e dois rapazes, Xu e Queb. Um dia, Xu encontrou Queb e Nut brigando em meio a um grande caos. Então, Xu cansado da confusão, ergeu bem alto o corpo de Nut, e deixou o corpo de Queb estendido embaixo. Então, Nut virou o céu, Queb a terra e Xu, o ar que os separa.

Lenda dos Vedas Indianos:

Essa lenda é mais abstrata e um pouco confusa:
segundo essa lenda, no princípio não havia ser ou não-ser, nem ar, nem céu, nem morte, nem imortalidade e nem dia ou noite. Nenhuma outra coisa existia a não ser o Um, que por suas forças respirava sem respirar. Depois, pelo poder de Um, que é a primeira contradição do ser e não-ser, foram criadas a energia ativa e a matéria passiva. Logo após, através do desejo, que é o germe da mente, criaram-se as demais coisas.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Olá, Miguel!
Muuuito legal teu blog!

Sobre esse assunto: o das lendas de criação do mundo, sugiro a leitura de “A Dança do Universo”, do físico brasileiro Marcelo Gleiser. Nesta obra, o teórico relaciona as lendas com a ciência hoje!

Talvez uma idéia ainda mais legal seja essa: o que achas de relacionar as lendas que estás colocando aqui com os conhecimentos científicos atuais?! Por exemplo, essa “estória” de “Amon-Rá” e “oceano primordial” parece altamente relacionada com o que vimos nos estudos do Big Bang... Que tal?!

Abração do professor,

Donarte.