quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Taj Mahal

Nesta postagem, falarei sobre o Taj Mahal e aproveito para comunicá-los de que, infelizmente, a sonda Phoenix, que descobriu neve e possível gelo em Marte estragou, ela não responde há mais de 8 dias e a missão foi encerrada.

Taj Mahal:

O Taj Mahal é um enorme mansoléu situado na cidade de Agra, na Índia. A construção durou 22 anos- de 1630 a 1652-, e 22 mil trabalhadores construíram o Taj Mahal. Este monumento foi construído a pedido do imperador Shah Jahan, em homenagem a sua esposa favorita (na Índia, é adotada a poligamia) Aryumand Banu Begam, que morreu dando à luz ao 14º filho. O Taj Mahal foi construído sobre o túmulo da esposa e junto ao Rio Yamuna. Conta a lenda que, em 1657, o imperador ficou muito doente e só ficava na cama. Seus filhos o colocaram no forte de Agra, onde ficou olhando o Taj Mahal sem parar até a sua morte, em 1666. Então, seu filho Aurangzeb o sepultou ao lado de sua esposa, estragando toda a simetria do Taj Mahal. No final do século XIX, o Taj Mahal estava em ruínas, mas o vice-rei britânico, Lord Curzon, mandou restaurar todo o Taj Mahal, processo que foi concluído só em 1908. Atualmente, o Taj Mahal está ameaçado pela poluição do rio Yamuna, pelas chuvas ácidas causadas pela refinaria de Mathura e pela populção local, que costuma arrancar lápis-lazúli das paredes.

Lendas:

Acredita-se que, ao longo do tempo, foram roubados vários materiais do Taj Mahal, como:

- Os portões de prata do forte de acesso.
- As folhas douradas que cobriam as juntas metálicas das cantarias de mármore em torno dos cenotáfios.
- Numerosas tapeçarias que cobriam os interiores do mausoléu.
- As lâmpadas esmaltadas do interior.

Diz-se que o imperador queria fazer outro Taj Mahal com mármore negro, do lado oposto, representando ele. Porém, ele morreu no início da construção, e seu sucessor interrompeu a obra.

Alguns crêem que o Taj Mahal era um templo do deus Shiva, que foi mudado pelo imperador.

O governador da Índia em 1830, Lord William Bentinck, queria demolir o Taj Mahal e vender seus materiais, mas acabou não o fazendo em virtude dos protestos do povo e da falta de interessados nos materiais.

Alguns comentam que o imperador mandava matar, mutilar, e separar os membros de alguns trabalhadores quando acabavam de fazer a sua parte no Taj Mahal. Talvez a história mais repetida é a de que como o imperador teve à sua disposição os melhores arquitetos e decoradores, depois de completar o seu trabalho fazia-os cegar e cortar as mãos para que não pudessem voltar a construir um monumento que igualasse a superioridade do Taj Mahal.

Nenhum comentário: